Apendagite Epiploica

Paciente jovem com dor na fossa ilíaca esquerda. A principal hipótese diagnóstica era de diverticulite aguda do sigmoide, porém não havia nenhum divertículo no cólon do indivíduo. O que existe é uma imagem ovalada, com densidade adiposa, localizada na cavidade pélvica, em situação paramediana esquerda, circundada por densificação da gordura mesenterial adjacente, com aspecto inflamatório. Esta é a imagem típica da apendagite epiploica.

Outro paciente com dor na fossa ilíaca esquerda, com a tomografia evidenciando uma imagem ovalada com atenuação adiposa e circundada por tecido inflamatório borrando a gordura adjacente, localizada na fossa ilíaca esquerda, em situação subperitoneal.

Aqui uma reconstrução sagital de uma tomografia de uma paciente com quadro clínico de dor na fossa ilíaca esquerda. O achado é de uma formação adiposa ovalada com borramento inflamatório do tecido adiposo circunjacente. Mesmo que houvesse divertículos cólicos, o diagnóstico seria de apendagite, por ser uma imagem ovalada com densidade de gordura.