Cistos Renais

Paciente que veio estadiar uma neoplasia e no rim direito a gente percebe uma grande imagem cística homogênea, hipoatenuante e de paredes finas, no polo inferior. Situação extremamente comum sem a mínima preocupação: cisto renal simples, classificação Bosniak I. Porém, é evidente que ele veio estadiar uma neoplasia. Prestar atenção no polo inferior do rim esquerdo, o tamanho da encrenca? Uma grande neoplasia renal. Não, podendo deixar o achado muito evidente mascarar outros achados.

Aqui vemos um cisto de paredes finas e homogêneo, porém com densidade mais elevada, por que tem conteúdo hemático. Cistos renais hemáticos também são comuns, benignos, e correspondem à classificação de Bosniak II.

Grande lesão cística homogênea e de paredes levemente espessas e calcificadas no 1/3 superior do rim esquerdo. Não é um cisto com um achado muito discreto que o colocaria na categoria II de Bosniak, nem com achados tão feios para ser da categoria III. É um meio termo e pode ser enquadrado na categoria Bosniak IIf.

Outro paciente que veio estadiar neoplasia e tem um cisto no polo superior do rim esquerdo. Porém, este cisto apresenta paredes espessas e tem um componente vegetante anterior. É uma lesão mais veia e entra na categoria Bosniak III. Mais uma vez, o paciente e estadia um tumor. Consegue perceber a lesão gigante na topografia do estômago? é uma neoplasia primária gástrica (Gist).

Avaliar um pouquinho, vamos mostrar uma ressonância magnética. As características de uma lesão no mudam: septos, vegetações, captação de contraste... E o nosso caso aqui é de um cisto multisseptado, com septos levemente espessos e sofrendo impregnação pelo meio de contraste localizado no terço médio do rim direito. Classificação de Bosniak III, com alta possibilidade de representar neoplasia maligna.

Aqui uma grande lesão cística extremamente heterogênea e irregular, com algumas áreas vegetantes de permeio, infiltrando o espaço perinéfrico e determinando espessamento da fáscia renal anterior por invasão. É uma lesão claramente maligna, que se enquadra na categoria Bosniak IV.

Uma situação muito comum e a presença de cistos simples nas regiões parapiélicas, eventualmente podem complicar diferenciação entre cistos e dilatação pielocalicinal. Quando se injeta contraste fica fácil de diferenciar, já que os cálices irão se encher de contraste, enquanto que cistos permaneceram hipoatenuantes. São cistos simples, classificação Bosniak I.