Insuficiência Renal Crônica

Um achado comum em pacientes com insuficiência renal são os rins pequenos, de contornos irregulares, com áreas de atrofia cortical e proeminência do tecido adiposo nos seios renais, exatamente como vemos aqui em um paciente com glomerulonefrite crônica.

Outro paciente com doença renal crônica, a tomografia mostra rins pequenos, porém de contornos regulares, sem dilatação calicinal, com múltiplas calcificações bilaterais, que na verdade correspondem a ateromas calcificados na microvascularização renal. Sabemos que o diabetes mellitus é uma doença que tem uma predileção pelos pequenos vasos e neste caso em virtude do DM, o paciente desenvolveu insuficiência renal.

Esta é uma reconstrução sagital de uma coluna toracolombar com um achado bem ilustrativo de uma complicação da doença renal crônica, independente da causa: o hiperparatireoidismo, que se desenvolve como consequência dos distúrbios metabólicos do cálcio e vitamina D que a IRC provoca. O que observamos aqui é uma esclerose dos platôs vertebrais, bastante característica do hiperparatireoidismo.

O edema pulmonar por sobrecarga hídrica é uma das complicações da insuficiência renal crônica. Uma dica é pensar em edema pulmonar por ICC quando o coração é pequeno, como no nosso caso (embora também ocorra em pacientes com coração aumentado de volume). Aqui vemos opacidades em vidro fosco sem fibrose estabelecida, com distribuição difusa nos pulmões, em um paciente renal crônico, relacionadas a edema.

Outro paciente renal crônico que desenvolveu hiperparatireoidismo. O que identificamos aqui são erosões das clavículas distais (uma forma de acrosteólise), que são comuns no hiperparatireoidismo.

Outro paciente renal crônico que desenvolveu hiperparatireoidismo. O que identificamos aqui são erosões das clavículas distais (uma forma de acrosteólise), que são comuns no hiperparatireoidismo.
* https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7990639/

Este é um paciente com insuficiência renal crônica que apresentou um quadro súbito de dor intensa no flanco esquerdo. A tomografia mostrou uma enorme coleção retroperitoneal consistente com um hematoma espontâneo. Na verdade pacientes com IRC apresentam um rosco maior de desenvolver este tipo de complicação, não pela doença em si, mas por frequentemente usarem anticoagulantes, em geral nos casos de hemodiálise.